Silva, Cristiane Barbosa Tosta daSilva, Gilmere Lopes da2023-06-272023-06-272019-07-22SILVA, Gilmere Lopes da. Artes e tecnologias na educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas nas escolas da rede municipal do Recife. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4683O presente trabalho de pesquisa buscou compreender o ensino de Arte integrada às tecnologias na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a vivência das práticas pedagógicas dos docentes nesse âmbito das escolas da Rede Municipal do Recife, tomando como base nos estudos de Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro sobre a EJA, articulando as tecnologias às discussões de Ana Mae Barbosa sobre o Ensino de Arte no contexto educacional e Antoni Zabala sobre Prática Pedagógica. Para tanto, foi adotada como perspectiva metodológica a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e interpretativo, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a realização de entrevista semiestruturada, bem como a observação de aulas de dois professores/as dessa modalidade de ensino. Considerando a arte como uma linguagem que se manifesta com características distintas em cada época e cultura, assim também, como as tecnologias, entendemos que sua apropriação por parte do estudante jovem e adulto significa a aquisição de conhecimento sobre si e sobre o mundo, com influência de suas próprias experiências de vida no processo de construção desse conhecimento. Desse modo, entendemos que, por mais que a Educação de Jovens e Adultos tenha obtido consideráveis avanços enquanto modalidade e campo de estudos, sua efetividade também é comprometida na medida em que os diferentes conteúdos e saberes são entendidos e ensinados de forma distorcida ou mesmo ignorados pelos docentes, quanto à realidade, e pelas instituições responsáveis pelo atendimento desse público especifico. Nesse sentido, os resultados mostraram que o ensino e aprendizagem de Arte integrada às tecnologias na EJA podem sofrer implicações a depender do contexto socioeconômico no qual os estudantes estão inseridos, da experiência e didática docente e também da faixa etária dos alunos.36 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRArtesEnsinoEducação de jovens e adultosArte na educaçãoTecnologia educacionalArtes e tecnologias na educação de jovens e adultos: práticas pedagógicas nas escolas da rede municipal do RecifebachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000f8jc