Firme, Ruth do NascimentoMonteiro, Irina Cibele e Silva2023-04-142023-04-142021-07-14MONTEIRO, Irina Cibele e Silva. Análise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4360Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, COVID-19, as instituições de ensino ao redor do mundo suspenderam suas atividades presenciais e passaram para a modalidade de ensino remoto. Nesse contexto, tem-se nesta pesquisa o objetivo de analisar as histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remota na perspectiva da identificação de suas trajetórias individuais e do delineamento de uma trajetória coletiva. A pesquisa em tela foi qualitativa, contou com a participação de cinco professores que ministram aulas de Química remotamente, e seguiu duas etapas metodológicas: convite aos professores e desenvolvimento das fases da entrevista narrativa. Quanto às trajetórias individuais dos professores, pode-se identificar dificuldades tais como a falta de processos formativos para os professores para a mudança do ensino totalmente presencial para um ensino remoto, sentimentos de angústia e de remorso, e caminhos de superação como o esforço para aprender sobre as plataformas. A partir das trajetórias individuais dos professores participantes, foi delineada uma trajetória coletiva constituída de dificuldades, sentimentos e superação.52 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRQuímica - Estudo e ensinoEnsino remotoCOVID-19, Pandemia deAnálise de histórias contadas por professores da educação básica que ministram aulas de Química na modalidade remotabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000f8g4