Mello, Rachel Costa de AzevedoLeão, Maria Eduarda Ferreira Souza2025-11-172025-03-17LEÃO, Maria Eduarda Ferreira Souza. O ensino da ginástica artística no ensino médio da rede estadual de Pernambuco: possibilidades e problemáticas. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7956A presente pesquisa tem como tema o ensino da Ginástica Artística na Educação Física escolar no ensino médio da rede estadual de Pernambuco. Tem como objetivo geral analisar as possibilidades e problemáticas do ensino da Ginástica Artística em escolas estaduais de Pernambuco. Para isso, como método de pesquisa, adotamos a pesquisa de campo, onde utilizamos o questionário na plataforma Google Forms como instrumento de coleta de dados. Direcionamos os questionários para professores de Educação Física que atuam no ensino médio em escolas públicas de Pernambuco e obtivemos a participação de oito professores. Para análise de dados, utilizamos o método de análise textual e discursiva, proposto por Moraes e Galiazzi, com base na análise dos dados, constatamos que a Ginástica Artística (GA) está presente nas aulas de Educação Física da rede estadual, sendo seu conteúdo mais aprofundado no 2° ano do ensino médio e entre as modalidades abordadas, destacam-se, saltos, o solo e a trave de equilíbrio.48 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/Educação física escolarGinástica artísticaEnsino médioO ensino da ginástica artística no ensino médio da rede estadual de Pernambuco: possibilidades e problemáticasbachelorThesisAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International