Oliveira, Izabel Cristina Barbosa deCabral, Keytty Gerciane Barbosa2020-04-292020-04-292019CABRAL, Keytty Gerciane Barbosa. Oficina de libras para alunos ouvintes: possibilidades e perspectivas. 2019. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2267O presente trabalho apresenta a relevância do ensino de Libras para alunos ouvintes de escolas regularesditasinclusivas. Resultanteemum relato de experiência no curso degraduação em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A propostafoi ofereceruma oficina em Libras destinada aalunosouvintes de uma determinada comunidade escolar, onde alguns alunos já usufruemda educação em libras. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) dá-sepela comunicação exercida pelos surdos no Brasil, a língua de sinais iniciou-secomHuert no ano de 1857,passou por várias mudanças ereconhecida no ano de 2002. A libras envolvetoda uma expressividade facial e corporal, além do manuseio das mãos.A educação inclusiva é o tão importante como qualquer outro fator preponderante presente nas instituições, ela tem que atender as necessidades dos discentes e abranger toda acomunidade escolar,com o intuitode facilitar o convívio comunicativo entre os indivíduos. O relato temporobjetivo geral: oferecer uma oficina de Libras para os alunos ouvintes a fim de desenvolver seu letramento em libras. E como específicos: promover maior nível de interação entre alunos surdos e ouvintes através da oficina de libras, aplicada para alunos ouvintes; amenizar as dificuldades e obstáculos causados pela falta de comunicação; e promover e estimular a curiosidade de aprender mais sobre aLibras. Para o desenvolvimento deste trabalhoforam selecionados livros e artigos acadêmicos sobre a história da educação de surdos, educação inclusiva, a importância da Libras para o desenvolvimento do aluno surdo e a utilização de oficinas como estratégia de ensino.A participação dos alunos durante a oficina foi gratificante. A reflexão teórica apoia-se em algunsautores, como: Souza (2016), Silva (2017) e Soares, (1999).9 f.poropenAccessAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRopenAccessopenAccessLíngua brasileira de sinaisInclusão escolarLetramentoOficina de libras para alunos ouvintes: possibilidades e perspectivasbachelorThesis