Silva, Lucas VictorAlbuquerque, Adriana de Souza2023-03-092023-03-092021-02-19ALBUQUERQUE, Adriana de Souza. Interseções de gênero no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da UFRPE: um relato da experiência em núcleo de gênero de escola da rede estadual de Pernambuco. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4107Este artigo apresenta um relato de experiência, mediante revisão de literatura e observação participativa realizada em uma Escola de Referência em Ensino Médio da rede estadual de Pernambuco, vivenciada no âmbito do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), da subárea de História, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O presente texto reflete sobre as potencialidades educativas da abordagem de gênero realizadas dentro de um Núcleo de Gênero. Concluímos que, graças aos movimentos populares e às demandas sociais, durante o período de redemocratização o Brasil avança na criação de inúmeros documentos da educação que reforçaram a importância do ensino de gênero nas escolas. Contudo, dada a conjuntura política dos últimos anos, imprudentemente o ensino de gênero tem sido censurado de documentos oficiais, através da ingerência das bancadas neoconservadoras e neoliberais. Em contrapartida a tal retrocesso, a Secretaria da Mulher de Pernambuco, amplia o número de instituições de ensino com Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra Mulher, possibilitando que professores e professoras possam atuar no ensino de gênero nas escolas.19 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRGênero e educaçãoFormação de professoresPrática docenteInterseções de gênero no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da UFRPE: um relato da experiência em núcleo de gênero de escola da rede estadual de PernambucobachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000f6mf