Lima, Felipe de BritoMelo, Luiz Carlos de2024-08-022024-08-022023-10-25MELO, Luiz Carlos de. Do barro à cerâmica: proposta para intervenção arte-educacional em espaços não-formais. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Carpina, PE, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5982Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um plano de execução de uma oficina de modelagem de barro que visa estimular e incentivar manifestações artísticas junto ao público infantil em contexto educacional não formal localizado na zona canavieira do estado de Pernambuco. O referencial teórico contempla discussões sobre a importância do ensino da arte como processo de educação, o papel do arte-educador e educador social, bem como o uso de barro e cerâmica em manifestações artísticas. Os procedimentos metodológicos consistem na aplicação de reflexões teóricas e entrevistas com membros da comunidade local a fim de identificar necessidades educacionais a serem trabalhadas no plano de oficina desenvolvido. Os resultados compreendem reflexões sobre os relatos dos indivíduos e a proposição do plano de atividades a ser implementado no local, que poderá também embasar e ser adaptado para ações semelhantes realizadas em outros contextos, contribuindo com o trabalho de arte-educadores e com a formação de grupos minoritários para as artes e o desenvolvimento de uma consciência crítica.41 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brArte na educaçãoCerâmicaEducação não-formalDo barro à cerâmica: proposta para intervenção arte-educacional em espaços não-formaisbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000f61w