Costa, Marcos André NunesOliveira, Wandeberg Ramos Ferreira de2019-01-142019-01-1420182019-01-14OLIVEIRA, Wandeberg Ramos Ferreira de. Jogos de oposição: possibilidades para o ensino das lutas na educação física escolar. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/698O conteúdo lutas é um conhecimento a ser tratado nas aulas de Educação Física (EF), por está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), entretanto por algumas outras pesquisas pode ser constatado que é um conhecimento rodeado de Pré conceitos, e que por muitas vezes chega a ser negado aos alunos. Nesse sentindo, esse estudo tem por objetivo analisar os jogos de oposição, como possibilidade de ampliar e qualificar o ensino do conteúdo lutas em aulas de EF escolar. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Dom Bosco e direcionada a turma do 2º ano do ensino médio na qual foi adotada como metodologia a pesquisa ação, onde contamos com 7 intervenções que ocorreram de forma continua 1 vez por semana. Conclui-se que esse conteúdo deve ser discutido durante a formação do professor, afim de que não seja negado na escola, pois o mesmo tem sua importância na formação do aluno, trazendo a discussão de temas como Violência, onde quando trabalhado durante as aulas pode ser um facilitador na diminuição dos instintos agressivos, outro tema seria Gênero onde caberia discutir o espaço da mulher nas lutas, por exemplo, além de também ser um instrumento de interação social.53 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USEducação física - Estudo e ensinoLuta (Esporte)Jogos de oposição: possibilidades para o ensino das lutas na educação física escolarbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000f608