Méllo, João Paulo Ramos AgraFlorentino, João Pedro de Sá2023-06-212023-06-212022-10-06FLORENTINO, João Pedro de Sá. Sistema de powertrain de um veículo elétrico. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4667O mercado de veículos automotivos vive hoje um avanço do desenvolvimento de veículos elétricos, uma tendência de mercado impulsionada pelo avanço tecnológico deste setor e por uma necessidade de redução da poluição causada pelos veículos automotivos. Desta forma, se faz necessário o desenvolvimento de um modelo matemático e de simulação que seja capaz de realizar previsões sobre o comportamento do veículo para situações específicas. Neste trabalho, foi desenvolvido um modelo para o sistema de powertrain aplicável para veículos elétricos, com modelos matemáticos de dinâmica veicular, motores elétricos e malha de controle de fluxo magnético e velocidade. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica a respeito de tais pontos. Os modelos matemáticos desenvolvidos foram utilizados em ambientes de simulação para verificar o comportamento do sistema de controle desenvolvido, bem como a reação do sistema de powertrain a situações específicas comuns ao uso de veículos elétricos. Os resultados mostram que os modelos matemáticos desenvolvidos representam de forma realista o comportamento dinâmico de máquinas elétricas, bem como o comportamento dinâmico de veículos e respostas satisfatórias da malha de controle. Assim, pode-se concluir que os modelos desenvolvidos atendem aos requisitos propostos no começo do trabalho.16 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRVeículoPowertrainMotores elétricosControleDinâmicaSistema de powertrain de um veículo elétricobachelorThesisatribution - non commercial - no derivs 4.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000f5jm