Barros, Abner CorrêaCupertino, Gabriela Barbosa2023-03-012023-03-012020-11-04CUPERTINO, Gabriela Barbosa. O uso de metodologias ativas de ensino associada à robótica educacional com alunos do Ensino Fundamental: relato de uma experiência. 2020. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4049As metodologias ativas de ensino são abordagens de ensino-aprendizagem que caracterizam-se por levar o aluno a assumir um maior protagonismo na dinâmica da aquisição de conhecimento, de forma que o professor passa a atuar não mais como um detentor maior da informação e do saber mas como um facilitador e mediador deste processo. Nesta abordagem o aluno é estimulado a participar de forma ativa na construção do conhecimento por meio da busca por soluções para problemas relevantes no seu contexto de vida e pelo exercício constante do senso crítico. O objetivo desta monografia é trazer um relato crítico do uso de metodologias ativas de ensino (Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem em Pares e Movimento Maker) associadas a ferramentas tecnológicas (Robótica Educacional e Design Thinking) em uma escola de ensino fundamental da zona rural do município de Vitória de Santo Antão - PE. Serão analisados tanto os métodos pedagógicos empregados quanto o impacto do uso dessas metodologias no desempenho e na vivência escolar dos estudantes envolvidos. Os resultados observados ao longo deste processo permitiu concluir que as metodologias adotadas proporcionaram aos alunos ganhos em áreas que foram além da simples aquisição do conhecimento acadêmico, com melhoras significativas na capacidade de socialização, trabalho em equipe e na construção de um pensamento crítico e questionador.The active teaching methodologies are teaching-learning approaches that are characterized by leading the student to assume a greater role in the dynamics of knowledge acquisition, so that the teacher starts to act no longer as a greater holder of information and knowledge but as a facilitator and mediator of this process. In this approach, the student is encouraged to participate actively in the construction of knowledge through the search for solutions to relevant problems in his life context and through constant exercise of critical sense. The objective of this monograph is to bring a critical account of the use of active teaching methodologies (Problem Based Learning, Peer Learning and Maker Movement) associated with technological tools (Educational Robotics and Design Thinking) in an elementary school in the rural area of the Vitória de Santo Antão - PE. Both the pedagogical methods used and the impact of using these methodologies on the performance and school experience of the students involved will be analyzed. The results observed in this throughout process allowed us to conclude that the adopted methodologies provided students with gains in areas that went beyond the simple acquisition of academic knowledge, with significant improvements in the capacity for socialization, teamwork and in the construction of critical and questioning thinking.42 f.poropenAccessAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessopenAccessEnsino - MetodologiaAprendizagem ativaAprendizagem baseada em problemasEnsino entre paresRobóticaO uso de metodologias ativas de ensino associada à robótica educacional com alunos do Ensino Fundamental: relato de uma experiênciabachelorThesis