Lira, Maria Helena CâmaraSouza, Estefane Ryana Fernandes2023-08-162023-08-162023-05-03SOUZA, Estefane Ryana Fernandes. Educação física escolar e dança: um estudo sobre os trabalhos publicados no CONBRACE. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4870A dança é um conhecimento que transita na escola de forma espontânea, mas também de forma sistemática por dentro de componentes curriculares como a Educação Física. Os desafios para abordar a dança por dentro de uma proposta curricular são inúmeros. Diante disso, o que tem sido estudado e publicado sobre dança e escola nos eventos acadêmico-científicos da Educação Física? Esta monografia faz uma revisão de literatura de textos publicados no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), sobre a dança na Educação Física Escolar, no período de 2017 a 2021, analisando as problematizações que acompanham o ensino e a aprendizagem da dança na escola. Os resultados mostram que regiões diferentes do país se interessam de forma diferente por esse conhecimento, desde as modalidades de dança abordadas até as problematizações e tematizações realizadas a partir dessa expressão cultural. Os estudos analisados também demonstram a sensibilidade do assunto em situações adversas, a exemplo da pandemia, e os desafios pedagógicos que cercam a dança na escola. Concluímos, dentre outras questões, o quanto a dança é necessária para ampliar uma perspectiva de educação integral e para a quebra de preconceitos culturais na escola e dentro da sociedade brasileira.39 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BREducação física escolarDançaPesquisa bibliográficaEducação física escolar e dança: um estudo sobre os trabalhos publicados no CONBRACEbachelorThesisAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000f4xv