Paes, Iêdo de OliveiraPeixôto, Tamires Drielly de Araújo Pereira2024-07-122024-07-122023-09-11PEIXÔTO, Tamires Drielly de Araújo Pereira. Saraus poéticos: educação não formal e tradição. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5878O objetivo do artigo é ressaltar a relevância do sarau poético enquanto uma manifestação artística - cultural que promove educação não formal. A pesquisa de investigação bibliográfica, também se apoia no método de sistematização das experiências sociais vivenciadas nos saraus poéticos que acontecem na região metropolitana da cidade do Recife-PE. Para análise, foram consideradas as seguintes categorias: cultura popular; educação popular; as funções da oralidade, partindo dos pressupostos teóricos: vocalidade, recepção, performance e tradição. Para isso foram trazidos alguns recortes históricos, frisando a importância de alguns movimentos, são eles: de cultura popular e educação popular; movimentos poéticos que aconteceram na região metropolitana do Recife, dentre eles, o Movimento de Escritores Independentes (MEI); movimentos poéticos que acontecem no Recife atualmente. Elegemos enquanto objetos de análise o Grupo Cultural do Alto José do Pinho - Poesis e o Sarau da Boa Vista. Conforme análise de dados, os saraus poéticos se estabelecem como uma prática de educação não formal, que contribui para a manutenção de uma tradição oral que dá continuidade e ressignifica as práticas culturais da época medieval. Numa perspectiva transdisciplinar da educação os saraus poéticos também se configuram como uma fonte de conhecimento e pesquisa com relevantes conteúdos para a educação formal.18 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/RecitaçõesInterpretação oral de poesiaSarau literárioOralidade na literaturaEducação popularSaraus poéticos: educação não formal e tradiçãobachelorThesisATRIBUIÇÃO-COMPARTILHAIGUAL 4.0 INTERNACIONAL (CC BY-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000f2qz