Sá, Georgina MarafantePaz, Maria Camila de Lima2025-12-262025-05-08PAZ, Maria Camila de Lima. S.O.S CLIMA: Uma proposta de jogo didático como recurso nas aulas de educação ambiental sobre efeito estufa. 2025. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gravatá, PE, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/8122Ao longo da história, o desenvolvimento humano tem causado impactos negativos ao meio ambiente, intensificados pela Revolução Industrial e pela falta de conscientização. Diante desse cenário surge a educação ambiental (EA) como meio para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente. Apesar da sua importância a Educação Ambiental enfrenta desafios como a falta de preparo dos docentes, currículos engessados e falta de recursos. Os jogos didáticos surgem como maneira eficaz para tornar o aprendizado mais atrativo e proveitoso. Eles facilitam a compreensão de conceitos científicos, estimulam o pensamento crítico e promovem o engajamento dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver e aplicar um jogo didático de tabuleiro sobre o efeito estufa com alunos do ensino fundamental, promovendo a aprendizagem e a conscientização ambiental. O jogo intitulado “S.O.S Clima” foi confeccionado com materiais de baixo custo e aplicado para 55 estudantes do 7º ano de uma escola pública em Gravatá - PE. Antes e depois do jogo, os alunos responderam questionário para avaliar seus conhecimentos. Os resultados demonstraram avanços importantes na compreensão dos conceitos relacionados ao efeito estufa, evidenciando a eficácia do jogo como ferramenta pedagógica. A partir das observações feitas conclui-se que o uso de jogos didáticos torna as aulas mais atrativas, descontraídas e dinâmicas.39 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/Educação ambientalJogos educativosEfeito estufa (Atmosfera)S.O.S CLIMA: Uma proposta de jogo didático como recurso nas aulas de educação ambiental sobre efeito estufabachelorThesisAttribution-NoDerivatives 4.0 International