Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de MeloRamos, Victor Hugo Alves da Luz2025-11-242024-12-07RAMOS, Victor Hugo Alves da Luz. As tirinhas de Laerte como instrumento didático para a educação em diversidade e gênero no ensino médio. 2025. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos da Linguagem e Formação Docente) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/8006Este artigo investiga como as tirinhas da personagem Muriel, da cartunista Laerte, podem ser empregadas como instrumento didático para a educação em diversidade e gênero no ensino médio. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza a Análise do Discurso como metodologia, sendo fundamentada na teoria de Michel Foucault (1995) para explorar as práticas discursivas e as relações de poder que moldam as representações sociais de gênero, nos Problemas de Gênero de Judith Butler (2007), que aborda a construção social e performatividade de gênero, e na noção de LGBTfobia, segundo Melo (2017). O estudo realiza uma leitura crítica das tirinhas, examinando a representação e problematização de questões como identidade, diversidade e gênero. As categorias de análise incluem a construção da subjetividade, gênero como construção social, performatividade de gênero e LGBTfobia. O objetivo é destacar o potencial das tirinhas de Laerte como ferramentas pedagógicas para estimular uma reflexão crítica sobre normas sociais e identitárias, promovendo a inclusão e combatendo a discriminação e a intolerância no ambiente escolar.26 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Análise do discursoHistória em quadrinhosCoutinho Laerte 1951 Crítica e interpretaçãoIdentidadeAs tirinhas de Laerte como instrumento didático para a educação em diversidade e gênero no ensino médiobachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International