Firme, Ruth do NascimentoLima, Izabelly Tavares de2023-12-272023-12-272022-05-31LIMA, Izabelly Tavares de. Análise de artigos sobre a temática passabilidade: identificando contribuições para o ensino de Química segundo abordagem de QSC na perspectiva da educação em Direitos Humanos. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5262Os Direitos Humanos são direitos Universais, para todo e qualquer ser humano. Nesta monografia, assume-se a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) como estratégia didática para a condução do ensino de Química na perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Nessa perspectiva, uma das temáticas que podem ser abordadas no ensino de Química é a passabilidade. Entretanto, trabalhos envolvendo essa temática não foram encontrados nos principais periódicos nacionais de ensino de Química. Portanto, esta pesquisa tem o objetivo de analisar aspectos sobre a passabilidade, trazidos em trabalhos publicados em periódicos que não são da área de ensino de Química, que podem contribuir para o ensino de Química segundo abordagem de QSC na perspectiva da Educação em Direitos Humanos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo estado do conhecimento, na qual os trabalhos publicados em periódicos foram mapeados com o uso da palavra-chave passabilidade na plataforma Google Scholar, considerando publicações de 2017 a 2022. Os trabalhos mapeados foram analisados a partir das seguintes características: objetivos dos trabalhos; público-alvo; aspectos abordados sobre a passabilidade; referenciais teóricos sobre passabilidade adotados; e algumas considerações apresentadas no trabalho. A partir das análises conclui-se que a passabilidade pode ser caracterizada como uma QSC, dado que se constitui como uma questão controversa apresenta embasamento científico, envolve a tomada de escolha, possui dimensão local, nacional e global, além de ser atual. Adicionalmente, percebeu-se que os processos de sensibilização, a promoção do respeito ao direito dos outros, e a promoção de um ensino inclusivo que não incentive o preconceito, a discriminação, o racismo e a violência, eixos estruturantes para a Educação em Direitos Humanos, podem ser atendidos a partir da temática passabilidade no ensino de Química.41 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREnsino de químicaDireitos humanosAnálise de artigos sobre a temática passabilidade: identificando contribuições para o ensino de Química segundo abordagem de QSC na perspectiva da educação em Direitos HumanosbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000f19x