Silva, Flávia Cristiane Vieira daSilva, Leiliane Alves da2020-07-162020-07-162019SILVA, Leiliane Alves da. Planejamento de uma sequência didática sobre termoquímica com abordagem sociocientífica baseada no perfil conceitual de energia. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2428Essa pesquisa de monografia buscou planejar uma sequência didática sobre o conteúdo de termoquímica com abordagem nos Aspectos Sociocientíficos (ASC) baseada no perfil conceitual de energia. O conceito de Energia foi escolhido para este trabalho por ser um conteúdo que é trabalhado no Ensino Médio, e por apresentar distintas representações e usos, como pelo uso da palavra energia nos contextos científicos, escolar e do senso comum. Acreditamos ser necessário considerar, no ensino e aprendizagem do conceito de energia, a pluralidade dos modos de pensar, associados as formas de falar, atribuídos a este conceito. Nesse sentido, nosso caminho metodológico foi desenvolvido em quatro etapas distintas: análise de tendência das últimas cinco edições do ENEQ sobre o conteúdo de termoquímica; entrevista estruturada e não estruturada com dois professores da educação básica de Serra Talhada-PE; referencial metodológico para elaboração de um Estudo de Caso (EC) e referencial metodológico para proposição de uma sequência didática. Sobre a análise de tendência, observamos que as pesquisas nessa área estão bastante diversificadas e muito tem contribuído para o ensino de química, ainda que grande parte apresente discussões sobre Ciência – Tecnologia –Sociedade (CTS). A segunda etapa foi realizada em dois momentos: o primeiro, possibilitou identificar na primeira questão os modos de pensar associados as formas de falar dos entrevistados evidenciando as zonas do perfil conceitual de energia, enquanto que o segundo momento englobou as demais questões de forma descritiva, às diferentes técnicas de ensino e as dificuldades associadas a compreensão do conceito de energia, bem como identificamos os diferentes modos de pensar este conceito. Na terceira etapa, buscamos estruturar, em um estudo de caso, situações e exemplos mencionados por um dos professores entrevistados, bem como relacionar com os ASC. E, por fim, para a proposição da sequência didática, levamos em consideração as zonas propostas do perfil conceitual de energia, que foram importantes durante a elaboração das etapas da nossa sequência. Bem como, as dificuldades encontradas nos trabalhos voltados a execução ou preposição de sequências e/ou instrumento didático sobre o conceito de energia no ensino e aprendizagem do conteúdo de termoquímica, assim como trabalhos voltados ao perfil conceitual, utilização de EC no evento investigado e as dificuldades mencionadas pelos professores em relação ao processo de ensino e aprendizagem deste conceito. Ao longo das atividades, buscamos a utilização de abordagens que consideramos importantes para o processo de ensino e aprendizagem e que fossem além da abordagem conceitual, normalmente utilizada. A utilização de ASC, os diferentes modos de pensar o perfil conceitual de energia, as dificuldades relacionadas aos trabalhos que tratassem desse tipo de abordagens e principalmente dificuldades encontradas pelos professores da educação básica possibilitaram a construção de um estudo de caso. Tendo como base grandes pesquisadores nestas abordagens e no desejo de abarcar questões importantes para o desenvolvimento de cidadãos mais críticos, como as questões sociais, ambientais e tecnológicas, e no decorrer do percurso e desenvolvimento deste trabalho, fizemos algumas considerações.83 f.porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRTermoquímicaQuímica (Ensino médio)DidáticaPlanejamento de uma sequência didática sobre termoquímica com abordagem sociocientífica baseada no perfil conceitual de energiabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000f0h2