Miranda, Bruno Romero FerreiraOliveira, Júlia Samahra Santos de2024-06-202024-06-202024-03-05OLIVEIRA, Júlia Samahra Santos de. Entre o sertão e a Companhia: uma análise sobre a relação entre o povo Tarairiú e neerlandeses durante a dominação neerlandesa nas Capitanias do Norte (1630-1654). 2024. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5790O presente trabalho busca analisar as complexas situações de contato e relações construídas entre tapuias e neerlandeses durante os anos de 1630 a 1654, recorte temporal referente à parte da dominação holandesa nas Capitanias do Norte do Brasil. A princípio, o ensaio traz uma contextualização historiográfica dos estudos realizados sobre os povos indígenas ao longo do tempo. Posteriormente, o trabalho traz a análise crítica das fontes e narrativas que tratam sobre os povos tapuias, entendendo que tais escritos, feitos majoritariamente por neerlandeses, eram imbuídos de visões pejorativas e preconceitos para com tais indivíduos. Os neerlandeses, como outros europeus, construíam justificativas para a suposta civilização destes em suas narrativas. Em um terceiro momento o trabalho delineia de forma cronológica os principais momentos de contato e a forja de alianças entre neerlandeses e tapuias, buscando entender as perspectivas e interesses destes últimos dentro da complexa esfera colonial.25 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRHolandesesIndígenasÍndios TapuiaBrasil - História - Domínio holandês, 1624-1654Entre o sertão e a Companhia: uma análise sobre a relação entre o povo Tarairiú e neerlandeses durante a dominação neerlandesa nas Capitanias do Norte (1630-1654)Between the hinterland and the Company: an analysis of the relationship between the Tarairiú and the Dutch during Dutch rule in the Northern Captaincies (1630-1654)bachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000f0bz