França, Rozelma Soares deOliveira, Públio do Nascimento2024-10-302024-10-302024-10-03OLIVEIRA, Públio do Nascimento. Análise do ensino de computação nas escolas das cidades Camaragibe e São Lourenço da Mata da GRE Metro Sul - PE. 2024. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) - Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6371A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento fundamental para a educação no Brasil, pois estabelece competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver durante sua trajetória escolar. O Ministério da Educação (MEC) homologou as normas que definem o ensino da computação na educação básica no Brasil como complemento à BNCC. Esse artigo analisa o processo de implantação do ensino de Computação na rede estadual de ensino das cidades de Camaragibe e São Lourenço da Mata. Como principais resultados, identificou-se que 63% das escolas ainda não ensinam Computação, e os desafios citados dizem respeito à infraestrutura, conectividade e falta de docentes qualificados na área.The National Common Curricular Base (BNCC) is a fundamental document for education in Brazil, as it establishes competencies and skills that all students must develop during their school career. The Ministry of Education (MEC) approved the standards that define the teaching of computing in basic education in Brazil as a complement to the BNCC. This article analyzes the process of implementing Computing teaching in the state education network of the cities of Camaragibe and São Lourenço da Mata. As main results, it identified that 63% of schools still do not teach Computing, and the challenges cited relate to infrastructure, connectivity and lack of qualified teachers in the area.13 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREnsino de computaçãoEducação básicaEscolas públicasAnálise do ensino de computação nas escolas das cidades Camaragibe e São Lourenço da Mata da GRE Metro Sul - PEbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)