Barros, Kleber Napoleão Nunes de OliveiraAraújo, Roberta Elaine Domingos de2025-03-202025-03-202025-01-31ARAÚJO, Roberta Elaine Domingos de. A técnica de simulação de Monte Carlo aplicada ao cálculo de áreas no ensino médio. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6825Este trabalho apresenta a aplicação da técnica de integração de Monte Carlo para o cálculo de áreas de figuras planas, com o objetivo de fortalecer o ensino de Matemática no Ensino Médio. A metodologia inclui uma abordagem prática e experimental, envolvendo simulações computacionais no software R e atividades lúdicas em sala de aula, como o uso de materiais concretos para estimar áreas de figuras geométricas. A fundamentação teórica abrange conceitos de geometria, probabilidade e estatística, fornecendo um suporte consistente para a aplicação do método. Os resultados indicaram que o uso da técnica de Monte Carlo promoveu uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos e despertou maior interesse dos alunos pela disciplina. Além disso, verificou-se que o aumento no número de amostras aleatórias melhora a precisão das estimativas, validando a eficácia do método. Conclui-se que a integração de práticas interativas e ferramentas computacionais ao ensino possibilita uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, sendo uma estratégia valiosa para diferentes níveis de ensino.38 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BREnsino de matemáticaMonte Carlo, Método deGeometriaProbabilidadeEstatísticaEnsino médioA técnica de simulação de Monte Carlo aplicada ao cálculo de áreas no ensino médiobachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000mnr9