Vieira, Ana Luiza BarbosaSilva, Carlos Leandro Gouveia da2023-08-112023-08-112022-10-07SILVA, Carlos Leandro Gouveia da. O lugar da Educação Física na hierarquia entre os saberes escolares. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4834A partir de inquietações relacionadas às razões que levam a Educação Física a ser um componente curricular (des)prestigiado dentro da escola, e levando em consideração a existência de uma hierarquização entre as disciplinas, no contexto do ensino fundamental de escolas públicas e privadas brasileiras, lançamos a pergunta: onde se encontra a Educação Física, enquanto componente curricular? O objetivo geral foi analisar as pesquisas já publicadas que tratam da hierarquização entre as disciplinas, no contexto do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas brasileiras, examinando e refletindo neste cenário, onde se encontra a Educação Física enquanto componente curricular. Adotamos a revisão de literatura, do tipo exploratória e a abordagem qualitativa. Foram realizadas buscas por periódicos da área da Educação Física, publicados entre os anos de 2010 a 2020, que atendessem aos critérios de inclusão: serem originalmente escritos em língua portuguesa, estarem disponíveis em versões digitais, de forma integral e gratuita, relativos à escolas Brasileiras, e classificados através das categorias de qualis A1 a B3. Utilizamos inicialmente a base de dados Scientific Electronic Library Online, contudo como as fontes não foram encontradas, utilizamos a base de dados da Literatura Latino-americana do Caribe em Ciências da Saúde. Enquanto resultados, encontramos 60 artigos, e destes, 10 foram selecionados para análise. Todavia, apenas seis tratavam explicitamente sobre a desvalorização e hierarquização das disciplinas. A partir das reflexões que efetivamos através da presente pesquisa, buscamos encontrar alternativas que contribuam no sentido de percebermos melhor, a hierarquização entre as disciplinas, permitindo que possamos realizar intervenções que minimizem o referido problema, uma vez que as matérias do currículo escolar devem e podem dispor de características distintas, todavia, precisam ser reconhecidas e melhor compreendidas por seus valores, importâncias e significados. Por fim, percebemos que a interdisciplinaridade pode ser um instrumento para reduzir tais dificuldades, e que a Educação Física precisa se legitimar como componente curricular, sendo esse, possivelmente o primeiro e grande passo para resolver os problemas.36 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BREducação físicaCurrículosSaberes escolaresHierarquiasEnsino fundamentalO lugar da Educação Física na hierarquia entre os saberes escolaresbachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000dznd