Figueiredo, Erika Suruagy Assis deViana, Marilia de Araújo2022-08-112022-08-112022-06-02VIANA, Marilia de Araújo. Formação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018). 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3138O presente estudo buscou reconhecer as contribuições do PIBID-UFRPE na formação de professores(as) do curso de Licenciatura em Educação Física da UFRPE, a partir dos egressos que participaram do Programa, e que estão atuando profissionalmente como docentes na área de educação física em escolas públicas ou privadas. Destacamos que o objeto desta pesquisa está situado no contexto de profundos ataques à educação, com a falta de investimentos, contínuos cortes orçamentários e o desmantelamento das políticas públicas. O PIBID está integrado à Licenciatura em Educação Física da UFRPE desde o ano de 2011, ano subsequente a criação do próprio curso. No percurso da pesquisa, realizamos uma análise do PPP do curso, do subprojeto do PIBIB-UFRPE-EF estabelecendo os nexos e relações com os princípios da ANFOPE. A pesquisa foi construída tendo como aporte teórico-metodológico o materialismo histórico dialético, valendo-se de uma abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado para egressos do curso que participaram do PIBID de 2011 à 2018. Para tratamento e análise dos dados utilizamos da análise de conteúdo (SEVERINO, 2013). Com base nas respostas analisadas sobre as contribuições do PIBIB-UFRPE-EF na formação, encontramos: 1) consistência na base teórica sobre o conhecimento pedagógico e especifico; 2) a compreensão da relação indissociável entre teoria e prática; 3) a ampliação cultural dos egressos; 4) a compreensão da interdisciplinaridade; 5) a incorporação da pesquisa no seu processo de formação; 6) vivências de gestão democráticas na escola; 7) a compreensão do compromisso social e político com a docência e 8) reflexões sobre a profissão de professor(a) de educação física e condições de trabalho. Diante do exposto, reconhecemos assim a relevância do PIBIB-UFRPE-EF na formação inicial dos professores de educação física da UFRPE, considerando os nexos e relações com os pilares propostos pela ANFOPE subsidiando a construção do currículo do curso e contribuindo na atuação desses professores, consequentemente elevando a qualidade da educação básica brasileira.55 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.ptProfessores de educação físicaFormação profissionalBolsa de estudosFormação dos(as) professores(as) de educação física: contribuições do PIBID-UFRPE (2011 – 2018)bachelorThesisAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000dz7z