Souza, Sandra Rodrigues deSilva, Mariane Torres daAraújo, Maria Izabel Bezerra de2023-02-092023-02-092021SILVA, Mariane Torres da; ARAÚJO, Maria Izabel Bezerra de. A literatura infantil na educação de crianças da pré-escola em tempos de isolamento social. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Pesqueira, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3925Este artigo traz uma reflexão sobre leitura de contos na Educação Infantil e os desafios e possibilidades enfrentadas em um contexto de pandemia e distanciamentos social. Neste sentido, objetivamos compreender como a literatura infantil está inserida na educação de crianças da pré-escola em cenários de isolamento social. Tendo por objetivos específicos (1) Investigar a importância da literatura infantil na primeira etapa escolar da criança e sua contribuição no desenvolvimento infantil em um contexto de pandemia, (2) Analisar se as práticas de leitura utilizadas que evidenciam o interesse pela leitura das crianças e (3) Refletir sobre as contribuições do uso da literatura para a formação de leitores em diferentes realidades e contextos. A abordagem utilizada é de caráter qualitativo, valendo-se da pesquisa bibliográfica e um estudo exploratório, considerando o desenvolvimento do levantamento bibliográfico sobre a temática trabalhada. Nesta pesquisa, evidenciamos os principais estudos e estudiosos responsáveis pelas discussões em torno da literatura infantil no contexto de pandemia e como a prática docente é uma importante aliada nesse processo em busca do conhecimento e aprendizagem das crianças. Dessa forma, entende-se que a literatura na Educação Infantil emerge a partir de textos, contos, fábulas, crônicas e outros diversos textos que são introduzidos na educação de crianças cada vez de uma maneira mais ampla, diversa e comunicativa. No caso dos contos, essa literatura chega aos ouvidos das crianças como forma de encantamento, relacionando-se o mundo real e o mundo imaginário e fictício das histórias. Em um contexto de pandemia, no qual o ensino ganhou novos cenários e formas de acontecerem, os contos surgem no cotidiano escolar das crianças como um aporte de informações para as crianças, que com o impacto do isolamento sentem a mudança de rotina de seus cotidianos e a literatura infantil surpreende de forma lúdica e dinâmica no processo de ensino e aprendizagem.16 f.poropenAccessopenAccessAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptopenAccessopenAccessopenAccessAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptopenAccessopenAccessopenAccessopenAccessEducação infantilLiteratura infantilDistanciamento social (Saúde pública) e educaçãoLeitura (Educação pré-escolar)ContosA literatura infantil na educação de crianças da pré-escola em tempos de isolamento socialbachelorThesis