Silva, Giselda BritoXavier, Adrian da Silva2025-11-282022-10-10XAVIER, Adrian da Silva. O problema educativo colonial: o cotidiano nas escolas das missões religiosas (1940-70). 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/8037O Resumo deste TCC foi publicado inicialmente no Anais do XXIX Congresso de Iniciação Científica da UFRPE sob o endereço: https://doity.com.br/anais/xxix-cic-ufrpe/trabalho/130228.O presente artigo tem como objetivo o estudo das condições escolares das missões religiosas portuguesas nas colônias em África, visando conhecer como se dava a formação dos professores nativos e as condições de participação das crianças nas escolas das missões. A meta é desenvolver as seguintes questões: Quais as condições de acesso dos nativos às escolas das missões e a diferença entre o ensino nas missões católicas e nas protestantes. Para isso, utilizamos textos das missões em África, textos e documentos de missionários, além de artigos, teses e dissertações do tema.16 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/Missão da igrejaHistóriaColonizaçãoEscolas religiosasAfricanosO problema educativo colonial: o cotidiano nas escolas das missões religiosas (1940-70)bachelorThesisAttribution-NoDerivatives 4.0 International