Santos, Flávia PortelaSilva, Erivaldo Correia da2025-01-242025-01-242023-12-20SILVA, Erivaldo Correia da. Ensino por investigação de transformações gasosas : elaboração de uma sequência didática. 2024. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Limoeiro,PE, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6676Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática baseada no ensino por investigação, focada no ensino do conteúdo das transformações gasosas. A abordagem do ensino por investigação promove a aprendizagem ativa e significativa dos alunos, colocando-os como protagonistas na construção do conhecimento. A sequência didática proposta segue uma estrutura progressiva, envolvendo atividades práticas por meio de simulação virtual, experimentos e análise de dados. Espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada dos conteúdos das transformações isobárica, isovolumétrica e isotérmica, além de habilidades de pensamento crítico e científico, e que aprimorem suas habilidades de investigação e trabalho em equipe. As atividades propostas podem também servir, para outros professores de física, como uma ferramenta de auxílio durante sua prática docente no ensino das transformações dos gases. A sequência didática busca promover uma educação mais contextualizada, formando alunos críticos, reflexivos e cientificamente alfabetizados.52f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt-brFísica - Estudo e ensinoFísica - ExperiênciasSequência didáticaTransformações gasosasExperiências científicasEnsino por investigação de transformações gasosas : elaboração de uma sequência didáticabachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)