D'Emery, Richarlyson AlvesVeras, Williany Thalita Almeida2024-11-132024-11-132021-03-02VERAS, Williany Thalita Almeida. Desenvolvimento e avaliação de usabilidade do jogo educacional Desktop JAvatar para o ensino da programação orientada a objetos uma abordagem gamificada. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6513O processo de ensino demanda soluções que estimule a participação e interesse de alunos. Jogos digitais são exemplos que proporcionam maior nível de motivação e interatividade. Objetivo: Apresentar o jogo JAvatar e sua avaliação de usabilidade. Métodos: Utilizase Java, XML e padrões de arquitetura de software com desenvolvimento iterativo e incremental. A avaliação de usabilidade utiliza técnica prospectiva por questionários com análise por Qui-Quadrado, ANOVA e System Usability Scale. Resultado: Apresenta-se um jogo educacional que fornece contribuições significantes para o processo de ensino-aprendizagem de Programação Orientada a Objetos e design classificado como excelente.The teaching process demands solutions thatencourage student participation and interest. Digitals Games afford a higher level of motivation and interactivity. Goals: Present the JAvatar game and your usability assessment. Methods: Java, XML and architectural patterns are used with iterative and incremental development. The usability assessment uses prospective technique by questionnaires with analysis by Chi-Square, ANOVA and System Usability Scale. Result: An educational game is presented that provides significant contributions to the teaching-learning process of Object Oriented Programming and your design was classified as excellent.28 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brJogos educativosSoftwareProgramação orientada a objetos (Computação)Desenvolvimento e avaliação de usabilidade do jogo educacional Desktop JAvatar para o ensino da programação orientada a objetos: uma abordagem gamificadabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND-ND 4.0)