Oliveira, Robson Santos deBratcher, Maria Aparecida de Barros Correia2020-03-172020-03-172019BRATCHER, Maria Aparecida de Barros Correia. A robótica e o desenvolvimento da inteligência emocional na escola: um estudo de caso na construção de um projeto realizado no 3º ano do ensino fundamental. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Unidade Acadêmica de Garanhuns, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2090O presente trabalho visa pesquisar, comparar e discutir a utilização do ensino da Robótica Educacional, buscando avaliar a percepção, o aprendizado e o desenvolvimento da Inteligência Emocional nos aspectos da Empatia e Aptidão Social. O objetivo geral da pesquisa foi investigar como a Robótica Educacional estimula o desenvolvimento de competências da Inteligência Emocional (Habilidades de Aptidão Social e de Empatia) nos alunos do 3° Ano do Ensino Fundamental na construção de um projeto realizado em sala de aula. Tomou-se por base, principalmente, os estudos de Seymour Papert sobre a Robótica Educacional e Daniel Goleman sobre a Inteligência Emocional. A pesquisa de campo, de caráter qualitativa, foi realizada em uma turma do 3° ano Ensino Fundamental do Colégio Presbiteriano XV de Novembro em Garanhuns-PE, observando-se a proposta pedagógica da Robótica Educacional (LEGO Education - WEDO 2.0 da Viamaker). A observação se deu a partir das atividades propostas no caderno de projetos que explora o Desafio Protótipo do Jacaré, uma aula de caráter interdisciplinar com conteúdos do currículo escolar com foco em ciências. Como resultados obtidos demonstrou-se que as habilidades da Inteligência Emocional foram apresentadas nas etapas da metodologia da Robótica Educacional. Assim, evidenciou-se o estímulo tanto cognitivo quanto emocional pelos quais favorecem as relações interpessoais e à socialização dos educandos, fazendo-se importantes na formação deles ao longo da vida.61 f.porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRInteligência emocionalRobóticaEmpatiaA robótica e o desenvolvimento da inteligência emocional na escola: um estudo de caso na construção de um projeto realizado no 3º ano do ensino fundamentalbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000dqht