Nascimento, Hemerson Henrique Ferreira doDomingos, André Luiz2025-07-282022-10-19DOMINGOS, André Luiz. Ambientalização do currículo de química na educação básica: aspectos limitantes numa cultura de ensino (des)preparatória. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2022.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7459Diante do cenário de crise ambiental em que a sociedade se encontra atualmente, agravada pelo contexto de uma reforma educacional crítica do modelo tradicional conteudista, contudo pouco dada a abordagens voltadas à Educação Ambiental, esta pesquisa tem como principal objetivo identificar quais são os potenciais limitantes à ambientalização dos currículos de Química. Para fins de levantamento dos dados, realizou-se um levantamento bibliográfico do tipo revisão sistemática, explorando produções acadêmicas nacionais, e, paralelamente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas professores da Educação Básica. Aos resultados obtidos foram aplicados elementos de estatística descritiva a Análise Textual Discursiva (ATD); entre as principais limitações à ambientalização dos currículos, destaca-se o problema da formação de professores, mas o foco e alcance das pesquisas também são relevantes, assim como a criação de espaços de discussão. Em síntese, uma série de medidas precisam ser tomadas a fim de resolver, antes, as causas dessas limitações, senão a transformação dos currículos na direção da ambientalização permanecerá sendo uma preocupação patente, mas desafiadora demais para alcançar uma resolução concreta.37 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Educação básicaEducação básica - CurrículosCurrículos - MudançasAmbientalização do currículo de química na educação básica: aspectos limitantes numa cultura de ensino (des)preparatóriabachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International