Barros, Gabriel Navarro deSilva, Elisabeth Rosa da2022-09-282022-09-282020SILVA, Elisabeth Rosa da. O uso das TDICs em tempos de pandemia: docência em História na rede estadual de Pernambuco (março a setembro de 2020). 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3328O objetivo deste trabalho é analisar as tecnologias digitais da comunicação e informação (TDCIs) utilizadas pelo professor da disciplina de História do ensino médio de uma escola pública da rede estadual Pernambuco no período 23 de março a 25 de setembro de 2020, bem como apontar as principais ferramentas utilizadas nas metodologias ativas aplicadas nos processos de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada para a realização da monografia foi a pesquisa bibliográfica com base em revisão de literatura sobre as TDCIs e sua utilização no ensino/aprendizagem, além de um levantamento bibliográfico seletivo sobre a importância do profissional docente em inserir em seu planejamento pedagógico as metodologias ativas e atribuir-lhes valor didático. Para a realização da pesquisa a abordagem foi qualitativa/quantitativa, levantamento com coleta de dados pelo questionário aplicado através do Google formulários e da análise dos planos de ensino utilizados pelo docente durante o período em questão. E por fim, a análise interpretativa dos dados, a partir da discussão com as fontes e referências bibliográficas. O trabalho em questão apontou as dificuldades enfrentadas pelo docente em relação as funcionalidades dos instrumentos tecnológicos, limitando o fazer pedagógico e o acesso precário a internet pelos alunos, impedindo a aprendizagem efetiva dos conteúdos.47 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.ptTecnologias digitais de informação e comunicaçãoEnsino de históriaEnsino médioAprendizagem ativaO uso das TDICs em tempos de pandemia: docência em História na rede estadual de Pernambuco (março a setembro de 2020)bachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000dp0x