Tenório, Alexandro CardosoSouza, Bruna Lima de Araújo2020-01-312020-01-312019-12-04SOUZA, Bruna Lima de Araújo. O lugar da tecnologia nas licenciaturas em pedagogia das universidades públicas de Pernambuco. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1887A presente monografia assume o objetivo de identificar se os cursos de Licenciatura em Pedagogia das universidades públicas de Pernambuco contemplam a formação de profissionais capacitados tecnologicamente para fins pedagógicos, discutindo qual o lugar das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC) nos currículos de Licenciatura em Pedagogia das universidades públicas do Estado de Pernambuco. Para isso buscamos analisar os principais documentos que norteiam os cursos de pedagogia das instituições públicas que estiveram disponíveis em rede como dados públicos . E assim, voltamos nossa preocupação nos Projetos Político de Curso (PPC), nas matrizes curriculares e programas das disciplinas da UFPE, UFRPE e UPE. Buscou-se ainda aplicar um questionário online junto a pedagogos e estudantes de pedagogia, para assim compreender quais elementos da área tecnológica os cursos têm abordado durante a formação, no sentido de formar um profissional de pedagogia capaz de enfrentar os desafios contemporâneos da emergente sociedade da informação.61 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRTecnologia da informaçãoEducação - Estudo e ensinoUniversidades e faculdades públicas - PernambucoFormação de professoresO lugar da tecnologia nas licenciaturas em pedagogia das universidades públicas de PernambucobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000dnn4