Firme, Ruth do NascimentoSilva, Paula Priscila Monteiro da2023-04-192023-04-192021-03-08SILVA, Paula Priscila Monteiro da. Propostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4399O presente trabalho teve como objetivo desenvolver propostas didáticas na abordagem CTS para o ensino de Química a partir de tecnologias sociais. Nessa perspectiva, as etapas metodológicas foram: levantamento e seleção das TS; descrição das TS selecionadas; organização dos conteúdos CTS; e desenvolvimento das propostas didáticas. Foram selecionadas quatro TS de diferentes áreas, a saber: energia, educação, meio ambiente e alimentação. As TS selecionadas foram: Biodigestor Sertanejo; Projeto De olho na água, A Trama de Algodão que transforma; e Agricultura urbana e a Revolução dos baldinhos. Espera-se que as propostas didáticas desenvolvidas possam contribuir para o ensino de Química quando pretende-se implementar a Abordagem CTS em sala de aula e considera-se a tecnologia social como ferramenta de inclusão social. Além disso, tais propostas podem contribuir para o desenvolvimento de um ensino de Química com caráter interdisciplinar, dialogando com outras áreas do conhecimento.56 f.poropenAccessAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessopenAccessQuímica - Estudo e ensinoCiência, tecnologia e sociedade (CTS)DidáticaTecnologias sociaisPropostas didáticas na abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para o ensino de Química a partir de tecnologias sociaisbachelorThesis