Almeida, Maria do Socorro Pereira deLima, Moniza Dark Mendes de2020-07-012020-07-012019LIMA, Moniza Dark Mendes de. O leitor literário no primeiro ano do ensino médio: a interação entre aluno e texto a partir de contos de mistério. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2407Esta pesquisa tem como objetivo identificar as causas do afastamento do aluno do Ensino Médio do texto literário e refletir sobre a importância desses textos na interação entre aluno e obra, para que assim possamos estabelecer métodos, que contribuam para a aproximação do aluno com as narrativas, por meio da leitura e análise de contos de mistério, para despertar o interesse desse público leitor à leituras mais complexas a exemplo de romances. Desta forma, se fez necessário compreender como se deu o processo de escolarização da literatura e como ela é trabalhada na escola nos dias atuais, problematizando os empecilhos no desenvolvimento do letramento literário e destacando algumas das especificidades do aluno iniciante dessa fase escolar. Adotamos os contos de mistérios “As Formigas” e “Venha ver o pôr do sol”, da autora brasileira Lygia Fagundes Telles, como indicação de leitura a ser feita em sala de aula com esse público iniciante, pois compreendemos que esse tipo de narrativa possibilita o desenvolvimento de um trabalho que permite aos educandos compreender as características de um texto narrativo, a fim de proporcionar uma experiência de leitura capaz auxiliar na formação do aluno enquanto leitor e encanta-los. Se fez necessário uma abordagem sobre o conto e suas características narrativas para que melhor pudéssemos analisar os contos acima citados. Essa pesquisa é definida como bibliográfica e nos embasamos nos estudos de autores como Almeida (2014/2018), Cadermatori (2009), Candido (2004), Carvalho (2017), Cortazár (1993), Cosson (2006), Gotlib (2006), Moisés (2006), Zilberman (2009) dentre outros, visando compreender como o ensino de literatura e o trabalho com os textos literários é desenvolvido e pode ser modificado por meio de propostas que envolvam o letramento literário com o auxílio dos contos de mistérios. Dessa forma, percebemos a importância do trabalho com textos no processo de leitura e de interação entre aluno e obra literária.65 f.porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BREnsino - MetodologiaLiteratura (Ensino médio)Aprendizagem centrada no alunoFicção policialO leitor literário no primeiro ano do ensino médio: a interação entre aluno e texto a partir de contos de mistériobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000dk58