Silva, Eduardo Jorge Souza daSilva Filho, Dimas Joaquim da2024-11-082024-11-082024-10-03SILVA FILHO, Dimas Joaquim da. Capoeira: a expressão de luta e resistência nas aulas de educação física. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6483O presente trabalho de pesquisa pretende, através de uma revisão de literatura, resgatar a essência histórica e cultural da capoeira; arte marcial de origem africana, desenvolvida e aprimorada nas senzalas do Brasil como forma de luta e resistência do povo negro escravizado. Como problema de pesquisa, trazemos a questão: Como a capoeira é tratada em produções acadêmicas enquanto expressão de luta e resistência cultural? O objetivo geral desta pesquisa é analisar o ensino da capoeira na Educação Física Escolar como uma manifestação de luta e resistência cultural, visando compreender suas implicações pedagógicas, seus benefícios para o desenvolvimento integral dos alunos e os desafios enfrentados pelos educadores. Concluiu-se que a capoeira como conteúdo de ensino da Educação Física se mostra como um conhecimento poderoso, alinhando-se aos objetivos delineados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela preenche a lacuna entre o patrimônio cultural e as necessidades educacionais modernas, oferecendo uma abordagem dinâmica e significativa que ultrapassa os limites tradicionais da Educação Física.46 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BREducação física escolarCapoeiraCapoeira: a expressão de luta e resistência nas aulas de educação físicabachelorThesisAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000mdr6