Santos, Maria Emília Vasconcelos dosSilva, Ana Eliza de Jesus Lima Vieira da2024-01-292024-01-292023-04-18SILVA, Ana Eliza de Jesus Lima Vieira da. Racismo dos dias atuais ao seu processo histórico — para entender as ações afirmativas. Proposta de sequência didática para a semana da Consciência Negra. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5531Esse trabalho visa compreender a adoção de políticas educacionais e estratégias pedagógicas de valorização da diversidade e como tais propostas podem promover a superação da desigualdade étnico-racial que ocorre no Brasil. Compreendendo como o Estado promove e incentiva políticas de reparação às populações subjugadas e afastadas da narrativa histórica, sendo a educação escolar o principal caminho de combater o racismo e trabalhar as reivindicações das populações afro-brasileiras. Considerando a educação como meio para trabalhar justiça e igualdade de direitos sociais, civis, culturais, econômicos e o reconhecimento das contribuições das populações africanas para a formação do Brasil, além de valorizar a diversidade nacional. Utilizando a habilidade (EF08HI20) que propõe: identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais atuais com os legados da escravidão no Brasil, na formulação e aplicação da sequência didática para os 8 anos do Ensino fundamental. Possibilitando aos alunos conhecer e compreender as políticas afirmativas, sua função social e o legado histórico de racismo que as fizeram necessárias enquanto medida reparatória.34 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brProgramas de ação afirmativa na educaçãoRacismo na educaçãoRelações étnicasConscientização racialEscravidão - BrasilRacismo dos dias atuais ao seu processo histórico — para entender as ações afirmativas. Proposta de sequência didática para a semana da Consciência NegrabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacionalhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000djwq