Silva, Fátima Soares daSilva, Gisele Daniele da2025-03-192025-03-192022-05-25SILVA, Gisele Daniela da. Leitura na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: da teoria à prática. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6811Esta pesquisa teve como objetivo analisar as abordagens utilizadas pelos professores nas salas de aula para o incentivo à prática da leitura, partindo das orientações propostas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL,2017) do ensino fundamental para os anos finais. Para tanto, esse estudo apoiou-se em alguns teóricos, entre eles, Bagno (2007); Freire (2003); Soares (2002); Solé (1998); Travaglia (1998), entre outros. Na primeira fase da pesquisa foi realizada uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular, a fim de observar as competências e habilidades propostas para as turmas de 9º ano do ensino fundamental. Na segunda fase da pesquisa foi realizada a coleta de dados por meio de uma entrevista semiestruturada à docente de duas turmas e questionários aplicados aos estudantes dessas turmas de uma escola pública de um povoado no município de Flores em Pernambuco, com o intuito de analisar se as propostas presentes na BNCC estavam sendo contempladas dentro da sala de aula. Ficou evidente, diante da análise dos dados que existe ainda a necessidade de um ensino de leitura significativa que contribua para a formação de um leitor que, realmente, compreende aquilo que lê.This research aimed to analyze the approaches used by teachers in the classroom to encourage the practice of reading, based on the guidelines proposed in the National Common Curricular Base (BNCC, 2017) of elementary school for final years. To this end, this study relied on some theorists, including Bagno (2007); Freire (2003); Soares (2002); Solé (1998); Travaglia (1998), among others. In the first phase of the research, a documentary analysis of the National Common Curricular Base (BNCC) carried out in order to observe the competencies and abilities proposed for the 9th grade classes of elementary school. In the second phase of the research, data collected through a semi-structured interview with the teacher of two classes and questionnaires applied to the students of these classes in a public school in a village in the municipality of Flores in Pernambuco, in order to analyze whether the proposals in the BNCC were being contemplated in the classroom. It was evident from the data analysis that there is still a need for a meaningful reading education that contributes to the formation of a reader who really understands what he or she reads.45 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brBase Nacional Comum CurricularIncentivo à leituraLeitura - Estudo e ensinoLeitura (Ensino fundamental)Leitura na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental: da teoria à práticabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)