Leão, Éder Lira de SouzaSantos, Melyssa Ingrid dos2025-01-072025-01-072024-10-04SANTOS, Melyssa Ingrid dos. Relações de consumo com as tecnologias digitais de informação e comunicação: o caso da Nat Natura no Twitter. 2024. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências do Consumo) – Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6622Em virtude do crescente uso e personificação de assistentes virtuais, por parte de empresas na busca de melhor atender sua clientela e por dessa maneira estarem atingindo novos arranjos na relação cliente-empresa, surgiu a necessidade de compreender melhor como acontece esse crescente fenômeno e quais efeitos ele produz na nossa atual sociedade de consumo. Portanto, este trabalho objetivou (i) relacionar a Cultura da Convergência com o surgimento das novas relações de consumo; (ii) identificar como a Natura e a Nat Natura são percebidas pelas consumidoras e quais efeitos ela gera nas novas relações de consumo; (iii) analisar o perfil da Nat Natura na rede social digital Twitter; (iv) além de identificar e analisar os elementos que caracterizam a representação da marca para as novas consumidoras, por meio de análise de dados provenientes de questionário aplicado ao público. Para obtenção dos resultados, foram observados os níveis de conhecimento e envolvimento dos consumidores relacionados à brand persona. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de leitura bibliográfica e foi analisado o perfil da Nat Natura na rede social digital Twitter. Deste modo, foram selecionadas e analisadas 6 publicações de seu perfil no Twitter, que obtiveram maior engajamento e alcance entre setembro de 2022 a agosto de 2024. Os resultados apontam que é na informalidade da linguagem, na utilização de semelhanças de gostos, identidade e valores com seu público que a persona Nat Natura busca representar e criar conexões mais pessoais com seus novos consumidores.56 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRConvergência de mídiaRelações de consumoInteligência artificialBranding (Marketing)Twitter (Rede social on-line)Relações de consumo com as tecnologias digitais de informação e comunicação: o caso da Nat Natura no TwitterbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000m8mc