Silva, Paulo Mello daSilva, Rodrigo Jacinto da2019-09-052019-09-052019SILVA, Rodrigo Jacinto da. INFORME.CITY: Mineração de dados aplicada a análise de desempenho de alunos no 5º ano do ensino fundamental. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1446Diferenças no desempenho educacional dos alunos podem ser visto através de provas feitas pelas escolas e avaliações dos sistemas educacionais do governo, podendo este desempenho está ligado diretamente com socioeconômico do estudante e estruturas das escolas bem como seus docentes.Uma das avaliações feitas pelo INEP (Instituto nacional de estudos de pesquisas) para avaliara performance dos discentes do ensino fundamental, o qual este trabalho se dedica, foi criado SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Através dos dados fornecidos pelo SAEB,é possível ser feita uma análise mais detalhada sobre o desempenho dos alunos. O objetivo desse trabalho é utilizar técnicas computacionais para analisar os dados do SAEB referente aos alunos do 5◦ano do ensino fundamental das escolas públicas de estado de Pernambuco.Assim para que esse trabalho fosse realizado, foi utilizada a metodologia CRISP-DM (CrossIndustry Standard Process for Data Mining) fazendo uso de todas as suas etapas para melhor entendimento e organização dos dados. O trabalho fez o uso do software Weka, que por sua vez ajudou na aplicação de técnicas e algoritmos para a análise da base de dados. A pesquisa pode trazer o desenvolvimento de um modelo de desempenho para auxiliar os gestores educacionais e professores na tomada de decisão50 f.porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BREnsino fundamentalRendimento escolarTecnologia da informaçãoMineração de dados aplicada a análise de desempenho de alunos no 5º ano do ensino fundamentalbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000dfnm