Santos, Maria Emília Vasconcelos dosVasconcelos, Djalma Barros e Silva2025-07-152024-09-02VASCONCELOS, Djalma Barros e Silva. Capoeira e ensino de História: uma incursão pelos livros didáticos da educação básica. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7376Até meados do século XX, a capoeira era uma prática marginalizada na sociedade. As pesquisas historiográficas sobre essa arte marcial revelam que os primeiros registros sobre ela estão predominantemente em documentos policiais. Com o tempo, a percepção e o tratamento da capoeira mudaram drasticamente: ela foi inicialmente proibida, depois legalizada e, eventualmente, reconhecida como patrimônio cultural. No entanto, a forma como a capoeira é abordada nos livros didáticos continua a desempenhar um papel crucial na perpetuação ou transformação dos paradigmas relacionados a essa arte. Com isso em mente, analisei a abordagem da capoeira em diversos livros didáticos utilizados na Rede Pública de Pernambuco.24 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/História - Estudo e ensinoLivros didáticoAnálise de conteúdoCapoeiraCapoeira e ensino de História: uma incursão pelos livros didáticos da educação básicabachelorThesisAttribution-NoDerivatives 4.0 International