Gomes, Sónia Maria Fonseca Pereira OliveiraNascimento, Vitor Henrique Gomes do2023-02-102023-02-102021-07-23NASCIMENTO, Vitor Henrique Gomes do. Efeito da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e das redes de amizade em atividades acadêmicas nas escolas públicas do Recife. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3935O objetivo desse trabalho foi analisar o efeito que a existência de um vínculo de amizade com um aluno classificado para a segunda da OBMEP tem sobre algumas variáveis educacionais. Foi utilizado o método de diferenças em diferenças, assim como o modelo de pareamento por escore de propensão, para analisar um conjunto de dados em painel colhidos na Pesquisa Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife (FUNDAJ, 2018). Foi encontrado que possuir vínculo de amizade com um aluno participante da segunda fase da OBMEP aumenta a frequência de estudo do estudante, aumenta a frequência com a qual esse aluno realiza as atividades de matemática, assim como diminui o número de faltas escolares do estudante. O resultado sugere a existência de externalidades positivas da OBMEP sobre o ensino da matemática, dado que afeta variáveis comportamentais que mantêm uma relação indireta com o aprendizado e com o desempenho escolar.25 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BREnsino de matemáticaEscolas públicasMotivação na educaçãoCompetições escolaresEfeito da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e das redes de amizade em atividades acadêmicas nas escolas públicas do RecifebachelorThesisAtribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000ddhj