Andrade, Ermeson Carneiro deSilva, Cleydson Paes daAraújo, JulianRicardo, Danilo2025-06-042025-03-21SILVA, Cleydson Paes da; ARAÚJO, Julian; RICARDO, Danilo. Desenvolvimento de jogos: uma abordagem prática com Unity e Scrum. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7235Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre o desenvolvimento de um jogo de survival horror utilizando a engine Unity, explorando os desafios técnicos e práticos encontrados no processo. O projeto combina conhecimentos téoricos e práticos da Ciência da Computação em diversas áreas, desde programação e design até gerenciamento de projetos. A metodologia Scrum foi adotada para organizar as tarefas, e ferramentas como Blender, GIMP, Audacity e Jira foram utilizadas em conjunto com a Unity. O artigo discute as principais dificuldades enfrentadas, as soluções implementadas e os aprendizados adquiridos, oferecendo uma referência valiosa para estudantes e futuros desenvolvedores de jogos.25 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/Jogos para computadorUnity (Recurso eletrônico)Programação (Computadores)Scrum (Desenvolvimento de software)Desenvolvimento de jogos: Uma Abordagem Prática com Unity e ScrumbachelorThesisAttribution 4.0 International