Silva, Noádia Iris daSilva, Higor Araújo da2025-05-122022-05-31SILVA, Higor Araújo da. Uma proposta de sequência didática com o gênero meme. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2022.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7002O presente artigo tem o objetivo de refletir acerca do ensino do gênero meme nos moldes da aplicação da sequência didática como proposta pedagógica interventiva em escola estadual do município de Serra Talhada – PE. O artigo discute aspectos do referido gênero através das contribuições teóricas da Estrutura Potencial Genérica e da Gramática do Design Visual. Ao longo da proposta, caracterizamos o meme como um gênero emergente e de grande interesse dos alunos, os quais, no decorrer da pesquisa, puderam desenvolver competências de leitura e produçãode memes, fazendo uso mais cônscio dos elementos visuais e textuais característicos do gênero. Ademais, a intervenção pedagógica foi efetiva no sentido de explorar questões vinculantes de letramento crítico e multiletramentos na reconstrução de paradigmas, valorese ideologias subjugados ao desenvolvimento da competência comunicativa multimodal no gênero.23 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Gêneros literáriosMemesUma proposta de sequência didática com o gênero memebachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International