Miranda, Antonio Carlos da SilvaOliveira, Cirano Lopes de2023-05-102023-05-102022-06-21OLIVEIRA, Cirano Lopes de. Uma abordagem sobre eventos da astronomia em Pernambuco: uma proposta de sequência didática para o ensino médio. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4535Este trabalho apresenta um produto educacional, que tem como objetivo principal propor uma sequência didática, em formato de roteiro, como instrumento de mediação pedagógica, baseada em temas de eventos relativo à Astronomia, ocorridos no estado de Pernambuco. A metodologia adotada contemplou uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, realizada em livros, sítios na rede mundial de computadores e artigos científicos, que tratassem de fatos históricos e eventos astronômicos, como: a ocupação holandesa no estado de Pernambuco; a descoberta cometa Olinda; a observação do Trânsito de Vênus e as quedas de meteoros ocorridos nos municípios de Serra do Magé, Vicência e Santa Filomena, em Pernambuco. Dessa forma, propomos uma sequência didática, considerando a orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na área de Ciências da Naturezas e suas Tecnologias, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades. Esperamos que o produto educacional possa colaborar para o aprendizado de fatos históricos e de conceitos de eventos astronômicos, possibilitando uma compreensão melhor de acontecimentos históricos e da Astronomia, contribuindo para a construção do conhecimento científico.38 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRAstronomiaCometasTrânsitos (Planetas)VênusMeteoritosUma abordagem sobre eventos da astronomia em Pernambuco: uma proposta de sequência didática para o ensino médiobachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000dc5r