Oliveira, Gilvaneide Ferreira deCosta, Marina Catolé Guimarães Cordeiro2019-03-282019-03-282018-12-18COSTA, Marina Catolé Guimarães Cordeiro. A profissionalidade docente no âmbito do PIBID/Pedagogia/UFRPE. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/856A formação inicial de professores se constitui em um complexo processo voltado para a formação profissional do docente que irá fomentar as habilidades e competências necessárias para a profissão e assim, desenvolver ressignificações, vivências singulares e desafios do ser professor. Para facilitar esse caminho o programa institucional de bolsas de iniciação à docência (Pibid), no âmbito de uma política nacional, oferece um espaço para que o estudante possa articular a teoria com a prática, tendo, portanto, um importante espaço na formação inicial do professor. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo compreender a importância do PIBID/Pedagogia para a formação inicial de professores, com o foco na profissionalidade docente. Utilizamos como estratégia metodológica uma pesquisa de caráter qualitativo com pibidianos do curso de pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Na coleta dos dados usamos a análise documental do seu marco legal e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos dessa pesquisa. Após a coleta de dados, realizamos a organização e categorização dos mesmos para chegarmos às interpretações e inferências que culminaram nos resultados apresentados. Os dados obtidos mostram que o PIBID/Pedagogia/UFRPE ajuda a fortalecer a profissionalidade do futuro docente pedagogo, pois permite que os/as bolsistas tenham uma formação a partir do chão da escola, a fim de colaborarem com a construção de saberes e competências docentes, sendo estas indispensáveis para atuação nas escolas.36 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/deed.en_USFormação de professoresProgramas de estágioPrática de ensinoA profissionalidade docente no âmbito do PIBID/Pedagogia/UFRPEbachelorThesisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000db29