Calabria, Ericka Maria de Melo RochaMaciel, Rodrigo Araújo2024-02-212024-02-212019-11-27Maciel, Rodrigo Araújo. Da culinarista doméstica ao gastrônomo profissional: trajetórias do ensino institucional de gastronomia no Brasil. 2019. 124 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gastronomia) – Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5629O presente trabalho esboça o mapeamento histórico de iniciativas formais de sistematização e oferta de ensino em disciplinas correlatas à atividade profissional de cozinha, hoje entendidas como constituintes do curso superior de Gastronomia. Para esse propósito, resgata a manifestação desse fenômeno em cenários que antecedem o caso brasileiro, como os aqui identificados em países como França, Inglaterra e Estados Unidos durante o século XIX e XX. Passando então a localizar dentro da oferta de ensino profissionalizante e técnico da futura disciplina no Brasil à partir da metade do século XX as ressignificações e características que possibilitaram e marcaram a institucionalização da mesma como curso superior universitário em 1999. Discutindo, então, os embates e estratégias que ainda hoje vem sendo articulados por parte dos discentes e docentes da área no processo de consolidação da Gastronomia dentro do espaço acadêmico contemporâneo.124 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brGastronomiaHistóriaEducaçãoEnsino superiorDa culinarista doméstica ao gastrônomo profissional: trajetórias do ensino institucional de gastronomia no BrasilbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional