Tenório, Maria Cecília MarinhoSilva, Lizandra Barbosa da2020-01-232020-01-232019-12-12SILVA, Lizandra Barbosa da Participação dos estudantes nas aulas de educação física do ensino médio: um estudo transversal. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/1799A Educação Física (EF) é componente curricular obrigatório no Brasil e se apresenta como uma oportunidade para a promoção de hábitos saudáveis como a prática de atividade física (AF). Neste contexto estudos apontam a baixa participação dos estudantes nas aulas, principalmente no ensino médio, e escassez no oferecimento de atividades extracurriculares e infraestrutura para a AF na escola. O objetivo desta pesquisa foi analisar a participação dos estudantes do ensino médio nas aulas de Educação Física e identificar as oportunidades para a prática de atividades físicas nas escolas públicas de Recife/PE. Este foi um estudo transversal a partir da análise secundária dos dados do projeto "Aulas de Educação Física do ensino médio: um programa de intervenção em escolas públicas estaduais”. Participaram da amostra escolas das GRE Recife Sul e Norte, onde foram selecionadas aquelas que atendiam aos critérios de inclusão. Posteriormente foram sorteadas 4 escolas onde todos os estudantes do ensino médio e professores de EF foram convidados a participar. Para coletar os dados foram utilizados questionários contendo variáveis sociodemográficas. Também foram observadas as características das escolas (ambiente físico, tipo de escola, porte, atividades extracurriculares). Foram realizadas análises descritivas e de associação no programa SPSS. 4 professores e 800 estudantes responderam ao questionário. Dos 4 professores 3 eram homens e uma mulher, todos tinham título de especialista e idades dos 32 a 51 anos. Dos estudantes 55,8% eram do sexo feminino e 59,8% tinham idade entre 16 e 17 anos. A maior parte dos estudantes eram de escola semi-integral (67,4%). Os resultados mostraram um alto percentual de participação dos estudantes (91,6%), e associação significativa (p= 0,001), entre a participação e o turno em que os estudantes estudam, sendo os do turno integral aqueles que participavam mais. A idade também foi um fator associado, sendo os mais jovens os que participavam mais. Em relação às oportunidades para a AF verificou-se que apenas 2 das escolas apresentaram quadra poliesportiva e outras 2 apresentaram ginásio de esportes. Somente uma das escolas oferecia 3 aulas semanais de EF. Foi possível identificar as características sociodemográficas, o turno em que os estudantes estudam, o tipo de escola como fatores que podem estar associados à participação dos estudantes nas aulas. Apontamos a possibilidade da influência da prática docente na participação dos estudantes, através da organização das aulas e das metodologias utilizadas. A infraestrutura e as ofertas de atividades extracurriculares nas escolas se apresentam em pouca quantidade tanto no oferecimento de oportunidades para AF como também para o desenvolvimento da própria disciplina de EF.63 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BREstudantes do ensino médioEducação física - Estudo e ensinoExercícios físicos - Aspectos da saúdeParticipação dos estudantes nas aulas de educação física do ensino médio: um estudo transversalbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000d7t6