Lindoso, Rosângela Cely BrancoSilva, Matheus Henrique da Luz e2023-03-072023-03-072021-02-18SILVA, Matheus Henrique da Luz e. Recomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantil. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4086Esse estudo parte do seguinte problema: Como utilizar a natação para ajudar no desenvolvimento da criança? Para tanto, apontamos como objetivo geral do estudo, analisar como utilizar a natação para ajudar no desenvolvimento da criança, enfatizando o que é recomendado para cada idade, como objetivos específicos: a) Analisar a natação enquanto um conteúdo que ajuda no desenvolvimento infantil; b) Identificar o conceito de infância, suas fases de desenvolvimento, a importância do desenvolvimento motor a partir da natação; c) Propor recomendações metodológicas acerca do ensino da natação, visando o desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Como resultados observamos que a natação pode ser praticada desde cedo, alguns estudos afirmam que a partir de três meses, ela pode acompanhar a criança durante toda sua vida; melhorando sua propriocepção, apetite, qualidade do sono, desenvolvimento motor, dentre outros benefícios. Para tal, separamos as idades por fases e selecionamos o que de acordo com a literatura é o mais indicado para cada fase.39 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRNataçãoCapacidade motora em criançasRecomendações metodológicas para o ensino da natação visando o desenvolvimento infantilbachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000d7fc