Alves, Bruno FernandesSilva, Maria Verônica Angélica da2024-08-222024-08-222023-09-22SILVA, Maria Verônica Angélica da. Os desafios da arte-educação no Brasil: uma análise das práticas pedagógicas realizadas em um grupo 4º da educação infantil de uma escola da RM do Recife. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/6059Este trabalho tem por objetivo apresentar e refletir sobre o desenvolvimento da metodologia e atividades da arte educação no ensino da educação infantil pelos docentes, realizados na turma do grupo do 4 do CEMEDI Professor Nilo Pereira de Educação Infantil, localizadas no município de Paulista do estado de Pernambuco após uma pesquisa descritiva-explicativa com questionário, análise documental e pesquisa de campo com observações. Para isso foi utilizada uma pesquisa bibliográfica, bem como a revisão de literaturas e exemplos baseados nas novas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Artes, BNCC e autores referenciados. Utilizando como recursos o registro fotográfico, questionário. Recursos esses que auxiliaram na compreensão ao ensino da arte no Brasil e das dificuldades encontradas pelos professores e também em sua formação. Tendo em vista que o ensino da Arte no Brasil está passando por grandes transformações. Esse estudo possibilita o conhecimento dos diversos saberes presentes na cultura nacional e que como parte de um sistema social, carrega consigo além dos reflexos ideológicos, políticos e socioculturais, logo, um esforço e responsabilidade muito grande. Percebe-se que um dos grandes desafios do ensino de Arte na contemporaneidade é tornar-se uma disciplina reconhecida por alunos e professores dos outros componentes curriculares, já que a mesma recebe, ainda, o estigma de suporte para as outras disciplinas na Educação Básica.74 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRArte na educaçãoPrática pedagógicaEducação infantilOs desafios da arte-educação no Brasil: uma análise das práticas pedagógicas realizadas em um grupo 4º da educação infantil de uma escola da RM do RecifebachelorThesisAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000d6mw