Almeida, Maria Ângela Vasconcelos deSilva, Divanny Costa da2023-04-242023-04-242022-10-20SILVA, Divanny Costa da. Proposta de sequência de ensino-aprendizagem utilizando história da ciência no ensino médio: a radioatividade e a presença feminina no campo das ciências naturais. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4433Este trabalho buscou desenvolver uma sequência de ensino-aprendizagem sobre a radioatividade a partir do trabalho de Marie Curie, e promover aos estudantes uma visão menos androcêntrica acerca da ciência. Para construção e desenvolvimento desta sequência nos orientamos pelas concepções teorizadas por Mehéut e Psillos, onde buscou promover o entrelaçamento das dimensões epistêmica e pedagógica por meio da História da Ciência (HC) como estratégia metodológica capaz de favorecer no processo de ensino-aprendizagem. A partir disto foi elaborado cinco atividades associadas a evolução histórica, que propõe dissertar sobre a história da radioatividade a partir do importante trabalho de Marie Curie, compreendendo o fenômeno, os efeitos, riscos e benefícios da radioatividade na sociedade. Conclui-se que a proposta de sequência pode possivelmente, contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem se contrapondo a uma visão de ciência a-histórica, linear, descontextualizada, que segue corroborando para o apagamento feminino, assim diminuindo os impactos causados pelo patriarcado. Além disso, propicia o desenvolvimento do saber científico pautado na contextualização de ciência socialmente construída.69 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRMulheres na ciênciaEnsinoAprendizagemHistória da ciênciaProposta de sequência de ensino-aprendizagem utilizando história da ciência no ensino médio: a radioatividade e a presença feminina no campo das ciências naturaisbachelorThesisAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000d699