Gama, Ywanoska Maria Santos daMorais, Joseana Maria Ferreira de2023-11-082023-11-082022-10-03MORAIS, Joseana Maria Ferreira de. A importância do movimento para o desenvolvimento psicológico da criança na Educação Infantil: o papel da professora nas atividades pedagógicas em sala de aula de uma escola municipal de Olinda. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5190Muitos estudos têm discutido o trabalho pedagógico na Educação Infantil, valorizando essa etapa do ensino no desenvolvimento da criança. A dimensão do movimento corporal tem sido destacada por autores diversos a partir da abordagem teórica de Henri Wallon, dentre eles destacamos Mahoney e Almeida (1996) ; Galvão (1996); Cintra (2017). Além disso, o tema é amplamente abordado nas discussões sobre currículo nessa etapa do ensino. Nosso referencial teórico foi desenvolvido a partir desses autores. O presente estudo tem por objetivo analisar a importância atribuída ao movimento das crianças por professoras da Educação Infantil no planejamento e construção de suas práticas pedagógicas. De forma mais específica, buscamos: 1) Identificar concepções das professoras sobre a importância do movimento da criança da Educação Infantil, para seu desenvolvimento sociocognitivo; 2) Verificar as atividades envolvendo o movimento das crianças e consideradas mais importantes pelas professoras ao planejar sua prática pedagógicas e 3) Analisar os aspectos do desenvolvimento sociocognitivo associado pelas professoras à estimulação do movimento na prática pedagógica com crianças da Educação infantil. O estudo é de natureza qualitativa e envolveu observação em duas salas de aula da Educação Infantil e entrevistas semi-estruturadas com as duas professoras participantes. Realizamos a análise dos dados na perspectiva de Bardin (2011) através da análise de conteúdo. Os resultados nos apontam que as professoras compreendem a necessidade e importância do movimento corporal livre, mesmo que planejando de formas diferentes as atividades para serem executadas pelas crianças. Concordam que tais atividades associam-se ao desenvolvimento e que preparam para diversos aspectos da vida social da criança, uma vez que tem regras a serem seguidas, a relação com o outro (professor e colegas) e com o meio; para além disso, acreditam, as professoras, que as brincadeiras estimulam o cognitivo uma vez que tem práticas que trabalham os diversos repertórios do movimento corporal da criança. Parece haver uma associação entre a concepção de movimento e a de coordenação motora, por vezes uma sendo usada como sinônimo da outra. Observamos que as práticas oscilam entre limitar os espaços de atividades e permitir o brincar livremente sem o acompanhamento docente. Sobre isso, vemos que se faz necessário, no fazer pedagógico, ponderações em busca de um equilíbrio.44 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BREducação infantilCorpo humano na educaçãoMovimento corporalPrática pedagógicaA importância do movimento para o desenvolvimento psicológico da criança na Educação Infantil: o papel da professora nas atividades pedagógicas em sala de aula de uma escola municipal de OlindabachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000d5xw