Schiel, NicolaAndrade, Yoná Bonifácio da Costa2023-01-302023-01-302020-11-04ANDRADE, Yoná Bonifácio da Costa. Representação da percepção de estudantes sobre o uso de plásticos descartáveis. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3830Com o passar dos anos, o plástico descartável vem sendo cada vez mais utilizado de maneira inconsequente pela sociedade. No entanto, o seu uso excessivo e indiscriminado vem ocasionando grandes impactos nos ecossistemas. Sabe-se que a percepção ambiental é uma importante ferramenta que influencia nas atitudes das pessoas e pode ser moldada em função de fatores socioeconômicos. Com base nisso, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção de estudantes em relação aos fatores socioeconômicos, sexo e nível de escolaridade, sobre os impactos causados pelos plásticos descartáveis. Esperávamos que o sexo feminino e o 3º ano do ensino médio teriam uma maior percepção do que o sexo masculino e o 9º ano do ensino fundamental. O estudo foi realizado em três escolas públicas, nos meses de novembro e dezembro de 2019, por meio de um questionário estruturado, a 169 estudantes. A maioria dos participantes teve uma percepção que favorecia a conservação do meio ambiente sobre os plásticos descartáveis, independentemente dos fatores socioeconômicos. Os estudantes destacaram principalmente que os plásticos afetam diretamente o ecossistema e a importância da reciclagem. No entanto, alguns participantes tiveram uma percepção negativa destacando que os plásticos são bons levando em consideração apenas a sua utilidade, havendo uma desconexão com os danos ocasionados ao meio ambiente. Presume-se que a falta de diferenças significativas em relação ao sexo foi observada por causa de questões sociais aliadas à pouca diferença nas idades dos participantes. De maneira semelhante, nos anos escolares, presume-se que não houve diferenças na percepção por causa das proximidades das séries associadas à alta transmissão de informações por meio da Internet. Nossos resultados indicam que mecanismos de educação ambiental que envolvam a comunidade escolar e o seu entorno se tornam promissores para mudanças atitudinais que priorizem a conservação ambiental.32 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRPlásticosImpacto ambientalPercepção geográficaEducação ambientalRepresentação da percepção de estudantes sobre o uso de plásticos descartáveisbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://n2t.net/ark:/57462/001300000d5pj