Beltrão, Natália BarrosMonteiro, Sarah Ellen de Lima2025-11-172025-08-07MONTEIRO, Sarah Ellen de Lima. Limites e possibilidades metodológicas do ensino da ginástica artística na escola: uma revisão da literatura. 2025. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2025.https://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/7955A Ginástica Artística (GA) vem crescendo muito na atualidade. Estudos afirmam que sua prática contribui para o aperfeiçoamento das habilidades motoras e cognitivas das crianças, contribuindo para o desenvolvimento infantil que é essencial para a formação humana, sendo intensamente influenciado por fatores genéticos e ambientais. A vivência da GA pode ir da educação física escolar até as escolinhas e centros de treinamento, contribuindo para a formação motora desde os primeiros anos. O objetivo deste trabalho é identificar os limites e as possibilidades para o ensino da ginástica artística para crianças, especialmente no contexto escolar e na iniciação esportiva (escolinhas). Através de uma pesquisa qualitativa por meio de uma revisão narrativa da literatura, foram observados que muitos professores encontram dificuldades em aplicar a GA nas escolas e pequenos centros por fatores como falta de capacitação, material e local apropriado, mas mostra também que a GA é um conteúdo que pode ser vivenciado na escola, desde que os limites sejam respeitados e as possibilidades exploradas.49 f.pt-BRopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/Educação física escolarGinástica artísticaGinástica para criançasIniciação esportivaEnsino fundamentalLimites e possibilidades metodológicas do ensino da ginástica artística na escola: uma revisão da literaturabachelorThesisAttribution-NoDerivatives 4.0 International