Andrade, Juliana Alves deGermano, Alyce Joyce Dias2024-01-292024-01-292023-09-20GERMANO, Alyce Joyce Dias. O currículo de história no 9º do ensino fundamental e a prática do olhar interseccional. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5522O presente artigo tem como intuito analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Pernambuco possibilitam o currículo de história assumir um caráter interseccional. Diante disso, a partir da análise de conteúdo, foi observado como os temas/verbos ligados as categorias classe, raça e gênero foram abordados nos objetos de conhecimento e habilidades propostas pelos dois documentos. Logo, distinções e similaridades foram constatadas, em relação a articulação do conteúdo histórico. Assim sendo, após a análise propostas pelo artigo foi sinalizado um maior índice de utilização e articulação dessas categorias pelo Currículo de Pernambuco.21 f.poropenAccesshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-brHistória - Estudo e ensinoBase Nacional Comum CurricularEnsino fundamentalInterseccionalidadeIdentidade socialAnálise de conteúdo (Comunicação)O currículo de história no 9º do ensino fundamental e a prática do olhar interseccionalbachelorThesisAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacionalhttps://n2t.net/ark:/57462/001300000d4x9